Seguidores

Um Pouco das Dondokas
Tecnologia do Blogger.

Dondokas on line.

Para Vocês!

segunda-feira, 8 de abril de 2013
Boa noite dondokas, vou iniciar essa semana em que falaremos das rotinas da casa, "lavando a roupa suja". ( risos)

Gente lavar a roupa não é tão fácil quanto parece mesmo com as facilidades de hoje tem algumas regras básicas , vou colocar aqui como eu separo e como é a rotina na minha casa.
 Como aqui moram 5 pessoas eu lavo roupa de segunda á sábado, se eu seguir nesse ritmo só preciso lavar uma maquinada por dia, isso utilizando a máquina que faz tudo ( lava , enxágua e centrifuga ) , eu separo em cores, brancas , pretas, coloridas claras e coloridas escuras, separo também por texturas, malhas, jeans, tecidos mais pesados e tecidos mais leves.
Quando é a primeira lavagem de uma roupa com cor forte eu testo antes para ver se solta tinta. Então durante a semana eu vou lavando uma maquinada conforme o que dá com essa separação, geralmente as roupas brancas e as roupas da casa como lençóis, fronhas, toalhas de banho, toalhas de mesa e panos de prato ,que utilizam alvejante ficam para o sábado que é o dia que eu lavo de 3 á 4 maquinadas.
Alvejante somente em roupas brancas eque não desbotam, utilizo as indicações da máquina quanto ao sabão, geralmente coloco um pouco menos para não correr o risco de ficarem resíduos.
Máquina

Porém nem sempre foi assim, por muitos anos eu tive tanquinho e centrífuga apenas, e essa semana mesmo a minha máquina estragou e eu tô usando o meu tanquinho que achei que estava aposentado e uma centrífuga que emprestei da minha mãe, eu fiquei 4 dias sem lavar roupas semana passada por conta disso , relembrei e vi os benefícios da utilização dessa dupla.

Bem o processo de separação da roupa é o mesmo, só para o tanquinho cabe mais um tipo ainda,  como o tanquinho dá mais trabalho e exige que eu fique ao lado, pois após terminar de bater eu tenho de enxaguar no tanque e colocar na centrífuga, eu não lavo todo dia , lavo de uma á duas vezes por semana, então separo também por modelo, calças e shorts, blusas e camisas, miudezas e as da casa.
Lavar no tanquinho por incrível que pareça é bem mais rápido, já que o ciclo que lavagem dura cerca de 10 minutos, para enxague utilizo mais 5 e a centrífuga deixa tudo quase seco com mais 5, então levo 20 minutos o que máquina leva 2 horas.
Isso porque eu não passo no amaciante , pois aqui todos somos alérgicos.
Já o sabão nesse caso é meia tampinha do sabão líquido, ou como medida para o pó uso meio copo americano.
Fora a economia de luz e de tempo, a economia de água é a maior, já que com a mesma água com sabão posso lavar 3 vezes as roupas com sujeiras leves, posso fazer apenas um enxágue bem feito, enquanto a máquina faz no mínimo 2, e ainda posso utilizar a água dos enxagues e até mesmo das lavagens para lavar o banheiro, os tapetes e as calçadas.
Ainda há a parte física, pois tenho de me mexer e isso me deu até um ânimo maior.

Resumindo o que eu demoro 2 horas por dia com a máquina durante 6 dias , eu fiz em 2 horas e 30 minutos, incluindo a limpeza do banheiro, calçadas e tapetes.
Tanquinho + centrífuga


Estou pensando seriamente em comprar um centrífuga nova e deixar a máquina somente para utilizar de vez em quando.

Espero ter ajudado, algumas dondokas-de-casa de primeira viagem, beijos até.



1 comentários:

Claudia Santos disse...

Ééééé lavar roupa não é simplesmente jogar na máquina... se fizer isso, além de estragar as roupas ainda não ficam limpas. Eu lavo bastante durante a semana. Acho que a centrifuga separada é bem melhor do que a da máquina, sai praticamente seca, ao contrario da máquina que no inverno nos força a usar a secadora!