Seguidores

Um Pouco das Dondokas
Tecnologia do Blogger.

Dondokas on line.

Para Vocês!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Trabalhar, cuidar do marido, dos filhos, ir ao cabelereiro, manicure, supermercado e ainda administrar a casa... parece uma missão impossível, ainda mais com o tempo cada vez mais escasso, as mulheres se desdobram ao máximo para poder conciliar todas as suas funções. Mesmo com a ajuda de empregada doméstica ou diaristas, elas fazem malabarismos para driblar o tempo e dar conta do recado. Se este é o seu caso, mantenha a calma. Com organização é possível deixar a casa em ordem, ter mais tempo para curtir os filhos e claro, para cuidar de você.
Vejam as dicas e vamos que vamos:

Mulheres que trabalham fora, cuidam da casa e dos filhos. São tantas funções acumuladas que nem sempre é possível dar conta de tudo. Aí vai umas dicas para administrarem a rotina.
* Esqueça a mulher maravilha, ela só existe em desenho.Haverá dias em que não será possível dar conta de tudo.
* O que tem a mantem no controle da organização da rotina da casa é ter controle sobre o que acontece em sua casa quando está fora, embora seja evidente que um controle total não exista. Mas é importante ter escrito, por exemplo, as atribuições da empregada domestica (se tiver), rotinas das crianças e também listas diversas que auxiliem quem fica em casa a desenvolverem seus trabalhos com o que foi solicitado diariamente.

Como organizar e manter a casa sempre arrumada? 
Após a organização dos ambientes domésticos (tipo organizar o guarda-roupas), deve haver um esforço inicial de 3 a 4 semanas para que a organização passe a ser uma rotina da família toda.
Isso porque é sempre bom lembrar que a desorganização não está apenas nos armários, mas nas pessoas. Não existe uma pessoa organizada com armários bagunçados, nem vice-versa. Por isso, a organização só funciona se ela se tornar um hábito, uma tarefa cotidiana de todos na casa.

No caso de quem tem filhos pequenos e precisa preparar o cardápio e lanches. Otimize seu tempo.
Sugiro um cardápio simples de refeições e lanches, prepare a lista de compras semanais baseadas neste cardápio. O cardápio pode parecer uma tarefa árdua e pode até ser mesmo nas primeiras semanas.
Mas a dona de casa deve se esforçar para fazer um cardápio por semana durante 4 a 5 semanas. O importante é lembrar que, depois de 5 semanas, ela terá um cardápio para mais de um mês, que pode ser alterado apenas quando a família se cansar ou quiser inserir pratos e lanches novos. Aqui em casa funciona super bem. E ontem a Cynthia postou uma sugestão bem prática. Veja aqui.

Não desperdice seu tempo repetindo tarefas.
O erro mais comum são as técnicas de limpeza. A maioria das mulheres gasta muito tempo para fazer atividades que são fáceis. Outro problema é o excesso de vezes em que a tarefa se repete durante a mesma semana. Por exemplo, não é necessário lavar banheiros mais do que 2x por semana, e ainda assim conheço muita gente que gasta o tempo lavando-os todos os dias. O legal é montar um chek list semanal ou mensal., ajuda muito!


Então dondokas, aprenda a fazer planejamentos de suas atividades semanais e diárias. Assim, certamente poderá estabelecer todos os dias suas prioridades e passará a investir seu tempo nas atividades que realmente ama fazer.

E aqui vai umas coisas fofas para a casa!! Afinal, depois de organizar a rotina um carinho vai bem né!?






2 comentários:

Mãe de três disse...

Que linda essa batedeira eu quero uma!
Adorei o post, checlists são sempre bons, e concordo que a organização leva tempo.
Beijos e bom fim de semana.

Sabrina Mira dos Santos disse...

Adorei o post e as dicas.... realmente temos que nos desdobrar. Não é fácil deixar a casa em ordem e ainda cuidar dos filhos e marido... Sem contar que temos que nos cuidar também.
Super beijo
Bina
Mãe de 2 meninos
http://maede2meninos.blogspot.com.br/